História da Paróquia

Primeira Missa em Arapongas.
Em abril de 1935, iniciou-se a venda de lotes urbanos no perímetro da futura cidade de ARAPONGAS. O primeiro comprador foi RENÊ CELLOT , que adquiriu quatro terrenos, localizados na esquina da atual Rua ANDORINHAS com a AVENIDA CENTRAL . Neste local, onde existe hoje o prédio do BRADESCO , foi construída a primeira casa comercial, que servia também de agencia postal e parada de ônibus. No quintal desta casa, o vigário de Londrina, Pe. Carlos Dietz celebrou a primeira missa no patrimônio de arapongas. Este fato histórico se deu no dia 9 de setembro 1936 .

A Primeira Igreja Católica.

A Companhia de Terra Norte do Paraná em cada futura cidade desta região, que estava sendo desbravada, reservava sempre um terrena para a construção de uma Igreja Católica. Para Arapongas, foi doada a metade da quadra nº11, uma localização muito feliz e abençoada por Deus, onde mais tarde seria construído um majestoso templo. Porém, a quadra nº11, uma área de 6.000 metros quadrados, ficou dividida entre a Mitra Diocesana e a Prefeitura Municipal. Em1949, a Câmera Municipal aprovou uma lei autorizando o Prefeito a doar a outra metade da praça para a Mitra Diocesana . Padre Bernardo , confiando nesta lei e na palavra dada pelo então prefeito, construiu a igreja no centro da praça. E durante muitos anos a localização da Igreja Matriz permaneceu irregular, e esta foi uma permanente preocupação do Pe. Bernardo , que ele, infelizmente, em vida, não conseguiu resolver. Recentemente, graças aos esforços do Dr. Odenir V. Recentemente, graças aos esforços do Dr. Odenir V. Barbosa e com a aprovação da nova lei municipal, o atual Prefeito Dr. Antonio Grassano Junior, fez a doação à Mitra do restante da praça. Este gesto do Sr. Prefeito foi recebido por todos os membros do Conselho Paroquial como um presente pelo cinquentenário da Paroquia. O Pe. Carlos vibrou de alegria e disse: - Agora a praça é nossa. Lá no céu, o Pe. Bernardo deve ter sorrido bem feliz...
A primeira igreja construída em Arapongas foi de madeira e muito simples. A construção começou em 29 de março de 1938 e terminou em 8 de setembro do mesmo ano. Nesta data, ela foi inaugurada com Missa solene, pelo Padre José Kandziorta SAC.

A Padroeira Foi Escolhida Pelo Povo.
O vigário de Londrina escolheu como Orago da Capela de Arapongas, os ´´ SANTOS ANJOS ``. No entanto, o Sr. José Monteiro, dono de uma serraria, fez a doação de uma grande imagem de NOSSA SENHORA APARECIDA para a igrejinha recém-construída, e esta imagem foi levada em procissão pelo povo, ocupou o seu lugar no altar-mor e passou a ser venerada e invocada pelos fiéis. Assim, a capela foi colocada sob a proteção de NOSSA SENHORA APARECIDA e doravante um padre vinha de Londrina celebrar as missas. Um destes padres chamava-se BERNARDO MERKEL.

Pe. Bernardo Merkel vem para Arapongas
Em 8 de fevereiro de 1942 , Pe. Bernardo Merkel, auxiliar da Paroquia de Londrina, passou a residir em Arapongas, morando provisoriamente na sacristia da capelinha . Logo depois ele construiu uma casa paroquial , modesta e sem conforto, mas adaptada á situação das residências em geral, por que naquele tempo ninguém tinha conforto em Arapongas. Pe. Bernardo mudou-se da sacristia para esta primeira casa paroquial em 26 de março de 1942 .

Criação da Paroquia Nossa Senhora Aparecida
´´Ao primeiro dia de novembro de 1942 foi criada a paróquia Nossa Senhora Aparecida de Arapongas pelo nosso Exmo. e Rvmo. Sr. Bispo Dom Ernesto de Paulo ``. Assim registrou o Pe. Bernardo no Livro de Tombo. O decreto da criação da paroquia foi publicado no dia da posse do primeiro Pároco, Pe. Bernardo Merkel, em 29 de novembro de 1942.
A Grande Extensão Territorial da Nova Paróquia
O que causa muita admiração pra nós, hoje, foi a grande extensão da nova paróquia. Pe. Bernardo, mais tarde, diria com aquela sua simplicidade, para o espanto de muitos padres, que da sua paroquia havia surgido quase três dioceses . É por isso que a historia da PAROQUIA N.SRA. APARECIDA supera a história do0 próprio Município de Arapongas. Quando o Pe. Bernardo assumiu esta paróquia, ela já possuía um bom numero de capelas, as quais ele deveria visitar pelo menos uma vez ao mês.

Histórias de Nossa Senhora

Histórias de Nossa Senhora