História da Paróquia

Primeira Missa em Arapongas.
Em abril de 1935, iniciou-se a venda de lotes urbanos no perímetro da futura cidade de ARAPONGAS. O primeiro comprador foi RENÊ CELLOT , que adquiriu quatro terrenos, localizados na esquina da atual Rua ANDORINHAS com a AVENIDA CENTRAL . Neste local, onde existe hoje o prédio do BRADESCO , foi construída a primeira casa comercial, que servia também de agencia postal e parada de ônibus. No quintal desta casa, o vigário de Londrina, Pe. Carlos Dietz celebrou a primeira missa no patrimônio de arapongas. Este fato histórico se deu no dia 9 de setembro 1936 .

A Primeira Igreja Católica.

A Companhia de Terra Norte do Paraná em cada futura cidade desta região, que estava sendo desbravada, reservava sempre um terrena para a construção de uma Igreja Católica. Para Arapongas, foi doada a metade da quadra nº11, uma localização muito feliz e abençoada por Deus, onde mais tarde seria construído um majestoso templo. Porém, a quadra nº11, uma área de 6.000 metros quadrados, ficou dividida entre a Mitra Diocesana e a Prefeitura Municipal. Em1949, a Câmera Municipal aprovou uma lei autorizando o Prefeito a doar a outra metade da praça para a Mitra Diocesana . Padre Bernardo , confiando nesta lei e na palavra dada pelo então prefeito, construiu a igreja no centro da praça. E durante muitos anos a localização da Igreja Matriz permaneceu irregular, e esta foi uma permanente preocupação do Pe. Bernardo , que ele, infelizmente, em vida, não conseguiu resolver. Recentemente, graças aos esforços do Dr. Odenir V. Recentemente, graças aos esforços do Dr. Odenir V. Barbosa e com a aprovação da nova lei municipal, o atual Prefeito Dr. Antonio Grassano Junior, fez a doação à Mitra do restante da praça. Este gesto do Sr. Prefeito foi recebido por todos os membros do Conselho Paroquial como um presente pelo cinquentenário da Paroquia. O Pe. Carlos vibrou de alegria e disse: - Agora a praça é nossa. Lá no céu, o Pe. Bernardo deve ter sorrido bem feliz...
A primeira igreja construída em Arapongas foi de madeira e muito simples. A construção começou em 29 de março de 1938 e terminou em 8 de setembro do mesmo ano. Nesta data, ela foi inaugurada com Missa solene, pelo Padre José Kandziorta SAC.

A Padroeira Foi Escolhida Pelo Povo.
O vigário de Londrina escolheu como Orago da Capela de Arapongas, os ´´ SANTOS ANJOS ``. No entanto, o Sr. José Monteiro, dono de uma serraria, fez a doação de uma grande imagem de NOSSA SENHORA APARECIDA para a igrejinha recém-construída, e esta imagem foi levada em procissão pelo povo, ocupou o seu lugar no altar-mor e passou a ser venerada e invocada pelos fiéis. Assim, a capela foi colocada sob a proteção de NOSSA SENHORA APARECIDA e doravante um padre vinha de Londrina celebrar as missas. Um destes padres chamava-se BERNARDO MERKEL.

Pe. Bernardo Merkel vem para Arapongas
Em 8 de fevereiro de 1942 , Pe. Bernardo Merkel, auxiliar da Paroquia de Londrina, passou a residir em Arapongas, morando provisoriamente na sacristia da capelinha . Logo depois ele construiu uma casa paroquial , modesta e sem conforto, mas adaptada á situação das residências em geral, por que naquele tempo ninguém tinha conforto em Arapongas. Pe. Bernardo mudou-se da sacristia para esta primeira casa paroquial em 26 de março de 1942 .

Criação da Paroquia Nossa Senhora Aparecida
´´Ao primeiro dia de novembro de 1942 foi criada a paróquia Nossa Senhora Aparecida de Arapongas pelo nosso Exmo. e Rvmo. Sr. Bispo Dom Ernesto de Paulo ``. Assim registrou o Pe. Bernardo no Livro de Tombo. O decreto da criação da paroquia foi publicado no dia da posse do primeiro Pároco, Pe. Bernardo Merkel, em 29 de novembro de 1942.
A Grande Extensão Territorial da Nova Paróquia
O que causa muita admiração pra nós, hoje, foi a grande extensão da nova paróquia. Pe. Bernardo, mais tarde, diria com aquela sua simplicidade, para o espanto de muitos padres, que da sua paroquia havia surgido quase três dioceses . É por isso que a historia da PAROQUIA N.SRA. APARECIDA supera a história do0 próprio Município de Arapongas. Quando o Pe. Bernardo assumiu esta paróquia, ela já possuía um bom numero de capelas, as quais ele deveria visitar pelo menos uma vez ao mês.

Capela do Santuário