Untitled Document
css3menu.com

html menu generator by Css3Menu.com

   
 

 

M.F.C. Movimento Familiar Cristão
 
Coordenadores: Valdemar e Elaine Antonangelo
Reuniões:
uma vez ao mês na casa dos casais participantes



No Movimento Familiar Crist
ão , são formados grupos de cinco casais que reúnem-se uma vez ao mês na casa de um dos casais. O dia dos encontros são definidos pelos integrantes de cada grupo. Nas reuniões sao discutidos assuntos como harmonia conjugal, temas sociais, educação dos filhos e faz-se a leitura da palavra de Deus. Os temas são elaborados pelos coordenadores que repassam para os grupos. Todos os grupos discutem o mesmo assunto.

O MFC surgiu no Uruguai em 1950 pelo entusiasmado e carismático Pe. Pedro Richard que propõe uma dinâmica dentro da realidade de nosso Continente: 'Wem espiritualidado conjugal sem apostolado familiar, nem apostolado da família sem espiritualidade conjugais. Esta inculturação só foi explicitada na década - 90 na Exortação Apostólica Sinodal 'Christifidelis" e reafirmada na inculturação pedida no Documento de Santo Domingo (1992).

O Espírito de Deus sopra no Congresso Eucarístico Internacional (Rio, 1955) e transformou-se em "placenta para trigêmeos": CELAM - CNBB - MFC! Todos com dimensão latino-americana. Conselho Episcopal da América Latina, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Em 1960 realiza-se na capital mexicana o II Encontro Latino-americano com o tema "A Família Aberta" haja vista que de nada adiantaria para a família cristã "proteger os seus membros" quando o Evangelho sempre pedia que os cristãos fossem sal, luz e fermento da sociedade ( cf.Mt.5,13). Surgiam assim os primeiros brotos da Família Nuclear" !

Em 1962 conseguíamos o status de ser órgão de Utilidade Pública - estatuto próprio e regimento interno, consequentemente tudo no Decreto Lei 1400 de 26 de outubro de 1962. O MFC como entidade de Laicos que desejava crescer na fé ! Aos onze de outubro do mesmo ano João XXIII abre o Concilio Vaticano Segundo.

Em 1968 muitos membros do MFC foram perseguidos. Humilhados e algemados. Encarcerados. Conclui-se fácil: se o MFC vinha causando desconforto à ditadura era sinal que havíamos tomado rumo certo, qual seja, a direção - Medellin.

De Bogotá em 1972, no plenário do VI Encontro Latino-americano, o tema foi "Educação para o Amor". De lá trouxemos de forma mais explicitada que deveríamos míssionar junto dos casais re-casados, acolhê-los nas equipes-base.

Em Itaici, 1978 os nossos Bispos, através do texto Pastoral do Matrimônio, solicitam aos movimentos familiares que acolham os divorciados ( cf..5.5.3 a 5.5.10). Profeticamente o MFC continua em comunhão com os Bispos dentro do deserto da sociedade brasileira anunciando cada vez mais seu compromisso com o Reino de Deus.

Em julho de 1998 aconteceu o XIII Encontro Nacional em Juiz de Fora! Onde tivemos de Repensar o MFC: Um novo tempo. "Eis que faço novas todas as coisas" (Ap.21,5).

 

 
  Documento sem título
 
Santos e Santas
 
 
 
Capela do Santuário
 
Web Rádio Deus Está no Ar Atualizar
 
Biblia Online
 
   
   
     
     
     
 

 

 

 
 
Santuário Nossa Senhora Aparecida - Arapongas
     
 
 
     
 
Santuário Nossa Senhora Aparecida
2014 - Todos os direitos reservados
 
 
 
 
Facebook Santuário