Untitled Document
css3menu.com Facebook

html menu generator by Css3Menu.com

   
 

 

Legião de Maria
 
 
CONFRATERNIZAÇÃO ANUAL

 

Masculino:Grupo Nossa Senhora Aparecida
Fundado em 29/01/1959 pela Legi
ão de Maria de São Paulo. Foi o primeiro grupo de Arapongas.
Reuniões: Toda segunda-feira as 19:00 horas no Centro Pastoral Divino Mestre.

Feminino:Grupo Nossa Imaculada Conceição
Fundado em 02/02/1959.
Foi o segundo grupo de Arapongas.
Reuniões: Toda quarta-feira as 15:00 horas no Centro Pastoral Divino Mestre.

 
  Documento sem título
 
Missa oa vivo
 
Santos e Santas
 
 
 
 
Web Rádio Deus Está no Ar Atualizar
 
Biblia Online
 
 
   
 


HISTÓRICO

A Legião de Maria no Brasil foi implantada, primeiramente, no Rio de Janeiro, quando, em 1950 alguns irmãos, primeiros legionários, nos deram a oportunidade de estarmos hoje participando e fazendo parte dessa história.

A data oficial da fundação foi a 24 de outubro de 1951. Mas, na realidade, tudo começou com a fundação provisoriamente de um Praesidium, "Refugium Peccatorum", com 10 legionários, que teve sua primeira reunião dia 07 de julho de 1951. O Praesidium funcionava clandestinamente, pois o Cardeal do Rio de Janeiro, Dom Jaime de Bairros Câmara não permitiu que a Legião se instalasse. Depois de outras tentativas, acabou permitindo, mas com a condição de só funcionar no Santuário de Fátima e não abrir novos Praesidia.

Em 1953 o cardeal autorizou o desmembramento do Praesidium "original" em mais 5 Praesidia: Regina Angelorum, da Salete; Causa Nostra Laetitiae, de Santa Terezinha (Túnel Novo); Mater Admirabilis, da Santíssima Trindade; e ainda dois, um juvenil e outro adulto para cegos, no Instituto Benjamim Constant.

Queremos aqui lembrar o verdadeiro fundador da Legião aqui no Brasil, o irmão João Creff, que acompanhou tudo: fundação, desmembramento, formação de Curia. Foi ele que pediu a Dublin que nos mandasse um enviado.

A primeira a chegar foi a irmã Joaquinna Lucas (Filipina), Enviada em vários países da América. Ela recebeu por sua vez, o Enviado irmão Alfonso Lambe em 1954 e lhe ensinou o espanhol. Com a ajuda de alguns legionários, fundou vários Praesidia: N. Sra. de Fátima, Rainha do Mundo, N. Sra. do Desterro, N. Sra. das Graças. Neste mesmo ano, fundou as duas primeiras Curiae: Immaculata (Copacabana), hoje no Leme e Assumpta (Saúde e toda a Zona Norte).

Em 22 de junho de 1958 a Curia Assumpta foi elevada a Comitium e um ano depois, precisamente a 06 de novembro de 1959 foi elevado a Senatus. A reunião de elevação foi realizada em Fátima, com a presença do Cardeal Dom Jaime de Barros Câmara, o Núncio Apostólico e o Diretor Espiritual Pe. Carlos Pollok (pároco nessa época da Paróquia Sagrada Família).

Daí para frente, já com outras cidades e Estados alcançados, deu-se seqüência a um trabalho, chegando ao que vemos até hoje e que, sob a égide do Espírito Santo e com a ajuda de Nossa Senhora, veremos muito mais.

 

 
 
 
 
 
 
 
COMITIUM NOSSA SENHORA DO CARMO
SANTUÁRIO N. SRA. APARECIDA


“Fazei tudo que ELE vos disser”

ORIGEM DA LEGIÃO DE MARIA NO NORTE DO PARANÁ

Em 1958 surge no Norte do Paraná, cidade de Londrina, o primeiro Praesidium da Legião de Maria que se denominou “Imaculada Conceição”, formado por japoneses. Nesse mesmo ano o saudoso Padre Bernardo Merkel, vigário de Arapongas, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida (hoje Santuário Nossa Senhora Aparecida) entrou em contato com o padre Sanforiano de Cambé tomou conhecimento da existência da Legião de Maria em Londrina e ficou muito interessado e entusiasmado.
Alguns contatos foram feitos e em 26 de janeiro de 1959, fundou-se em Arapongas o primeiro Praesidium que se chamou “Nossa Senhora Aparecida”, na primeira reunião estavam presentes os irmãos Benedito de São Paulo, e os Legionários fundadores do Praesidium Benedito Duarte, Walter Hilário da Costa, Arlindo Brás, Feliciano Pereira dos Santos, Antonio Bernardeli, Luis Viana, Eugenio Caroza e Manoel Herreiro e mais algumas senhoras.
Na segunda reunião compareceu a esposa do irmão Benedito de São Paulo que ao observar o grande número de pessoas presentes de senhoras, decidiu-se pela criação do segundo Praesidium, este feminino, com o nome de “Imaculada Conceição” com as seguintes fundadoras: Laura Rossini, (presidente), Resolina Theossi, Irene Porcel Vilar (secretária), Maria Aparecida Novelo, Isa Lucia Ribeiro, Madalena Melo, Helvira Melo, Helena Aparecida; a primeira ata foi enviada para São Paulo.
Em julho de 1959 foi fundada a Curia Auxillium em Londrina, a partir daí nossos Praesidia foram filiados naquela Curia, alguns anos depois foi fundada a Curia Nossa senhora da Glória em Rolândia, e por ser mais próximo os nossos Praesidia passaram a prestar contas dos relatórios mensalmente em Rolândia.
Depois de um intenso trabalho a 01 de novembro de 1987, envolvendo todos os legionários, surgiu em Arapongas a primeira Curia que foi denominada Curia Nossa Senhora do Carmo, filiada ao Comitium Auxillium de Londrina.
Após a fundação da Curia o objetivo era a criação do Comitium, para isso foi lançado a “Campanha – Aumentar para dividir, dividir para aumentar” que consistia no seguinte: cada Praesidium assumiu o compromisso de intensificar convites para aumento do número de legionários no Praesidium, exemplo o Praesidium que possuía 12 membros foi estimulado a elevar o número para 18, e na sequência, dividir em dois Praesidia de 9. Resultado criou-se vários Praesidia: 1988 Fundação do Praesidium Rosa Mística;

05/1992 Fundação do Praesidium Nossa Senhora do Rocio (Jd. Bandeirantes); 06/1996 Fundação do Praesidium Nossa Senhora da Guia (Jd. Bandeirantes);
1996 Fundação do Praesidium Nossa Senhora das Graças (Jd. Bandeirantes); 20/01/96 Fundação do Praesidium Nossa Senhora de Fátima (Jd. Bandeirantes); 07/11/01 Fundação do Praesidium Nossa Senhora do Rosário (Vila São João);

Atualmente com: 08 Praesidia ligados ao Comitium com 79 membros Ativos, 319 membros Auxiliares, 11 membros Pretorianos e 16 membros adjutores.
Após a criação de vários Praesidia na Vila Nova, Conjunto Padre Chico, Vila Aparecida e Vila Sampaio fundou-se a Curia Nossa Senhora do Rosário- Paróquia Santo Antonio de Pádua (atualmente funciona na Paróquia São Vicente Palotti) 08/08/1999. Praesidia Nossa senhora do Rosário (Cjto Palmares); Praesidia Nossa Senhora Maria Auxiliadora dos Cristãos (Cjto Pe Chico); Praesidia Nossa Senhora de Nazaré (Vila Bernardes); Praesidia Nossa Senhora das Dores (Vila Aparecida). Atualmente com: 04 Praesidia com 34 membros Ativos, 99 membros Auxiliares, 02 membros Pretorianos.
O trabalho de fundação de novos Praesidia, continuou com fundação de Praesidia na Vila Triângulo, Jd. Tropical e Jd. Aeroporto e finalmente em 20 de janeiro de 2001, fundou-se mais uma Curia Nossa Senhora do Rocio na Paróquia Santíssima trindade (Hoje Santuário Divino Pai Eterno) com 09 Praesidia com 84 membros Ativos, 215 membros Auxiliares, 02 membros adjutores e 03 membros Pretorianos.

10/06/1982 Praesidia Nossa Senhora Maria Auxiliadora dos Cristãos;
07/09/1988 Praesidia Nossa Senhora das Graças; (Jardim Aeroporto);
13/06/1995 Praesidia Nossa Senhora Mãe do Menino Jesus;
11/11/1995 Praesidia Nossa Senhora do Guadalupe (Conjunto Tropical);
02/07/1997 Praesidia N.S. Mãe Rainha Três Vezes Admirável (Jd. Aeroporto);
31/09/2003 Praesidia N.S. de Fátima (Cjto Corina) - fechado em 2014;
07/10/2003 Praesidia Nossa Senhora do Carmo (Vila Triângulo);
07/10/2003 Praesidia Nossa Senhora Pérpetuo Socorro (Vila Triângulo);
22/11/2004 Praesidia Nossa Senhora de Lourdes (Vila Triângulo);
09/08/2011 Praesidia Nossa Senhora Aparecida (Vila Triângulo).


No dia 19 de maio de 2001 aconteceu a elevação da Curia Nossa Senhora do Carmo para Comitium Nossa Senhora do Carmo de Arapongas. Após a elevação continuamos na extensão de novos Praesidia na região do Conjunto Flamingos, na Paróquia São Francisco de Assis 09 de dezembro de 2007 fundou-se a Curia Nossa Senhora Rainha dos Anjos com 04 Praesidia, 44 membros ativos e 183 membros auxiliares.
A cidade de Pitangueiras, estava filiada a Rolândia e por pertencer a diocese de Apucarana foi remanejada para o Comitium de Arapongas, e em 10 de janeiro de 2010 a pedido do Padre Lucas Azzopardi fundou-se a Curia Nossa Senhora Maria Mãe de Deus na Paróquia Santo Antônio com 05 Praesidia, atualmente com 03 e 67 membros ativos e 71 membros auxiliares.
Após um telefonema da irmã Davina – presidente da Régia/Senatus de Ponta Grossa que nos comunicou da realização do PPC na cidade de Cruzeiro do Sul, Paraná, e que lá existia um grupo com 20 membros, que se reuniam a quase 30 anos como legionários, mas não estavam filiados a nenhum conselho, porque a Legião de Maria na diocese de Maringá tinha sido extinta, pediu-nos se seria possível assumir este grupo, apesar da distância aproximadamente de 200 km. Entramos em contato com a presidente do grupo e fizemos um convite para que viessem participar da nossa reunião mensal do Comitium e compareceram irmã Mirian Marion Roeles e seu esposo. Após a reunião, nos reunimos com o casal e propusemos que eles poderiam se filiar ao nosso Comitium, entretanto, eles deveriam desmembrar o grupo de 20 pessoas em 03 Praesidia, o que de momento não concordaram, mas no dia seguinte, domingo o casal fez a reunião e decidiram criar novos praesidia: 04 em Cruzeiro do Sul na Paróquia São Judas Tadeu, 02 em Paranacity na Paróquia Nossa Senhora das Graças e 02 em Uniflor na Paróquia Nossa Senhora com isto fundou-se a Curia Nossa Senhora Rainha da Paz em 25 de julho de 2010 com 73 membros ativos e 70 membros auxiliares.
Continuamos a extensão na diocese de Apucarana e a pedido do Frei Sidnei Drozino criamos 04 Praesidia (atualmente 02) e em 18 de junho de 2011 fundou-se a Curia Nossa Senhora de Lourdes na Paróquia Coração Eucarístico de Apucarana com 13 membros ativos e 39 membros auxiliares e 02 membros pretorianos.
18 de outubro de 2018: Comitium Nossa Senhora do Carmo de Arapongas, Paraná, possui 38 Praesidia, 07 Curiae, 08 Praesidia ligada ao Comitium, com 384 membros ativos, 996 membros auxiliares, 13 membros adjutores e 23 membros pretorianos.

SALVE MARIA!!!

A PRIMEIRA REUNIÃO
 

 
 
 

PRIMEIRO RELATÓRIO PRAESIDIUM NOSSA SENHORA APARECIDA


 
 
 
   
 
 
   


 
 
   
   
   
 

 

 

 
Santuário Nossa Senhora Aparecida - Arapongas
     
 
 
     
 
Santuário Nossa Senhora Aparecida
2014 - Todos os direitos reservados
(43) 3252-0324
 
 
 
 
Facebook Santuário