Untitled Document
css3menu.com

html menu generator by Css3Menu.com

   
 

 

Legião de Maria
 

Masculino:Grupo Nossa Senhora Aparecida
Fundado em 29/01/1959 pela Legi
ão de Maria de São Paulo. Foi o primeiro grupo de Arapongas.
Presidente: Antonio Sastre
Reuniões: Toda segunda-feira as 19:00 horas no Centro Pastoral Divino Mestre.

Feminino:Grupo Nossa Imaculada Conceição
Fundado em 02/02/1959.
Foi o segundo grupo de Arapongas.
Presidente: Antonio Sastre
Reuniões: Toda quarta-feira as 15:00 horas no Centro Pastoral Divino Mestre.

 
  Documento sem título
 
Santos e Santas
 
 
 
Capela do Santuário
 
Web Rádio Deus Está no Ar Atualizar
 
Biblia Online
 


HISTÓRICO

A Legião de Maria no Brasil foi implantada, primeiramente, no Rio de Janeiro, quando, em 1950 alguns irmãos, primeiros legionários, nos deram a oportunidade de estarmos hoje participando e fazendo parte dessa história.

A data oficial da fundação foi a 24 de outubro de 1951. Mas, na realidade, tudo começou com a fundação provisoriamente de um Praesidium, "Refugium Peccatorum", com 10 legionários, que teve sua primeira reunião dia 07 de julho de 1951. O Praesidium funcionava clandestinamente, pois o Cardeal do Rio de Janeiro, Dom Jaime de Bairros Câmara não permitiu que a Legião se instalasse. Depois de outras tentativas, acabou permitindo, mas com a condição de só funcionar no Santuário de Fátima e não abrir novos Praesidia.

Em 1953 o cardeal autorizou o desmembramento do Praesidium "original" em mais 5 Praesidia: Regina Angelorum, da Salete; Causa Nostra Laetitiae, de Santa Terezinha (Túnel Novo); Mater Admirabilis, da Santíssima Trindade; e ainda dois, um juvenil e outro adulto para cegos, no Instituto Benjamim Constant.

Queremos aqui lembrar o verdadeiro fundador da Legião aqui no Brasil, o irmão João Creff, que acompanhou tudo: fundação, desmembramento, formação de Curia. Foi ele que pediu a Dublin que nos mandasse um enviado.

A primeira a chegar foi a irmã Joaquinna Lucas (Filipina), Enviada em vários países da América. Ela recebeu por sua vez, o Enviado irmão Alfonso Lambe em 1954 e lhe ensinou o espanhol. Com a ajuda de alguns legionários, fundou vários Praesidia: N. Sra. de Fátima, Rainha do Mundo, N. Sra. do Desterro, N. Sra. das Graças. Neste mesmo ano, fundou as duas primeiras Curiae: Immaculata (Copacabana), hoje no Leme e Assumpta (Saúde e toda a Zona Norte).

Em 22 de junho de 1958 a Curia Assumpta foi elevada a Comitium e um ano depois, precisamente a 06 de novembro de 1959 foi elevado a Senatus. A reunião de elevação foi realizada em Fátima, com a presença do Cardeal Dom Jaime de Barros Câmara, o Núncio Apostólico e o Diretor Espiritual Pe. Carlos Pollok (pároco nessa época da Paróquia Sagrada Família).

Daí para frente, já com outras cidades e Estados alcançados, deu-se seqüência a um trabalho, chegando ao que vemos até hoje e que, sob a égide do Espírito Santo e com a ajuda de Nossa Senhora, veremos muito mais.

 

 
 
 
 
 
 
 
PROGRAMAÇÃO DE AÇÕES 2015
DIOCESE DE APUCARANA - PR

 
MOVIMENTO: LEGIÃO DE MARIA
Comitium Nossa Senhora do Carmo

É uma associação de católicos aprovado pela igreja, sob o poderoso comando de Maria Imaculada para travar pela igreja a guerra contra o mal no mundo, com grupos que rezam, trabalham, estudam e formam-se. Tem como fim a glória de Deus, por meio da santificação dos seus membros, pela oração e cooperação ativa, sob a direção da autoridade eclesiástica, na obra de Maria e da igreja: vencer o mal e extensão do Reino de Cristo. Em 07/07 1958, surge no Norte do Paraná na cidade de Londrina o primeiro Praesidium, da Legião de Maria com o nome Imaculada Conceição. Nesse mesmo ano o saudoso Pe Bernardo, tomou conhecimento da Legião de Maria e depois de alguns contatos feitos no dia 20 de janeiro de 1959, fundou em Arapongas o 1º Praesidium Nossa Senhora Aparecida e em fevereiro o segundo Praesidum Nossa Senhora Imaculado Conceição. A princípio os Praesidia eram filiados a Curia em Londrina. Alguns anos depois foi fundada a Curia em Rolândia, e nós passamos a ser filiados a ela por ser mais perto. Em 01/11/1987 surgiu em Arapongas a Curia Nossa Senhora do Carmo com 07 Praesidia. Em agosto de 1999 fundou-se a 2ª Curia Nossa Senhora do Rosário. E em 20/01/2001 a 3ª Curia Nossa Senhora do Rocio. Finalmente em 19/05/2001 a Curia Nossa Senhora do Carmo foi elevada a Comitium Nossa Senhora do Carmo que é filiada ao Senatus/Régia de Ponta Grossa. Atualmente temos 07 Curiae, 43 Praesidia, 506 membros ativos e 1320 membros auxiliares, 313 adujtores e 12 pretorianos.

 
   
 
   
Nome do Coordenador (a) em 2015: Luiza Lurdes Rozin
Endereço: Rua Jacamin nº 10 Centro CEP 86708-450
Fone: (43) 3252-9864 celular

Equipe de coordenação: Oficiais da Comitium Nossa Senhora do Carmo
Diretor Espiritual: Pe. Odair Calezulato
Presidente do Comitium: Luiza Lurdes Rozin
Vice-presidente: Tereza Mariano Vieira
Secretária: Maria José Millan Gutierre
Tesoureira: Zeni Lopes Sobon.

OBJETIVOS: É uma associação de católicos aprovado pela igreja, sob o poderoso comando de Maria Imaculada para travar pela igreja a guerra contra o mal no mundo, com grupos que rezam, trabalham, estudam e formam-se. Tem como fim a glória de Deus, por meio da santificação dos seus membros, pela oração e cooperação ativa, sob a direção da autoridade eclesiástica, na obra de Maria e da igreja: vencer o mal e extensão do Reino de Cristo.

COMO SE ORGANIZA: Reuniões mensais das oficiais da Curia no Comitium todo quarto sábado às 15h no Salão Paroquial Divino Mestre, sala São Paulo do Santuário Nossa Senhora Aparecida nos dias: 24/01, 28/02, 28/03, 25/04, 23/05, 27/06, 25/07, 22/08, 26/09, 24/10, 28/11, 19/12;

 
   
DADOS ESTATÍSTICOS DO CONSELHO: 07 CURIAE
 
   
 
   

PRAESIDIA LIGADO AO COMITIUM: 08 Praesidia 506 Membros Ativos
PRAESIDIA LIGADO as CURIAE:......
35 Praesidia (adulto) 1320 Membros Auxiliares
TOTAL: .......................................
43 Praesidia Adulto 13 Membros adjutores
12 Membros pretorianos


Agenda da reunião: Orações iniciais da Catena Legiones, terço, leitura espiritual do manual Legio Mariae, leitura da ata, chamada e boas-vindas, relatório da tesouraria, relatório das atividades pastorais, Catena, alocução (pelo diretor espiritual nas reuniões da curia), coleta secreta, distribuição das atividades pastorais (trabalho no mínimo duas horas semanais, dois a dois), recrutamento de membros ativos e auxiliares, extensão nas cidades de Apucarana, Pitangueiras, Cruzeiro do Sul, Uniflor e Paranacity; notícias, correspondências, informações, avisos e recomendações, orações finais da Catena e benção do diretor espiritual nas reuniões da Curia Padre João Ozório e do Comitium Padre Odair;
• Obrigações legionárias: - não faltar às reuniões semanais,
- rezar o terço diário,
- a reza da Catena Legiones e
- trabalhos pastorais (tripé: oração, trabalho e reunião);
• Trabalhos pastorais: é primordial as legionárias a visita domiciliar a pessoas de qualquer crença ou religião, a praticantes ou a indiferentes. Além disso, tem-se:
• 1. Trabalhos com as famílias evangelizando, rezando, terço, fazendo novenas e grupo de vivência, campanha da fraternidade e via sacra;
• 2. Pastoral Carcerária: visitas, rezando e distribuindo folhetos.
• 3. Pastoral Social: ensino de atividades manuais, acompanhando para o médico e documentações, alfabetizando e aconselhamentos.
• 4. Pastoral da Saúde: visitas a doentes nos lares e hospitais com orações e eucaristia pela ministra legionária, prestando assistência, visitas a abrigos de idosos e casas de apoio, com orações e missas.
• 5. Pastoral da Catequese: de crianças, jovens e adultos na paróquia, comunidade, lares, hospitais, escolas.
• 6. Trabalho com Grupos Especiais: contato com dependentes químicos, prostitutas, moradores de ruas e visitas.
• 7. Pastoral da Esperança: visita a velório com celebrações, terço e visitas a famílias enlutadas (novena).
• 8. Pastoral da criança: visita, orientação às mães, pesagem e promoção humana;
• 9. Pastoral da Sobriedade: ajuda espiritual e coordenações.


ATIVIDADES PARA 2015:

• Toda primeira quinta-feira HORA SANTA às 15 horas pelas legionárias ativas, auxiliares e a comunidade no Santuário Nossa Senhora Aparecida.
• Todo dia TERÇO rezado por pares de legionárias(os) antes da missa das 19:30 horas no Santuário Nossa Senhora Aparecida.
Datas Comemorativas dos padroeiros da Legião:
19/03 – São José, 28/04 – São Luis Maria de Montfort, 24/06 – São João Batista, 29/06 – São Pedro e São Paulo, 29/08 Martírio de São João Batista; 29/09 – São Miguel e São Gabriel, 02/10 – Milícias do Céu Legião dos Anjos de Maria, 27/11 - Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, 27/12 – São João Evangelista (leituras no manual Legio Mariae);

ATIVIDADES DO COMITIUM

JANEIRO
o Dia 01 - Santa Maria Mãe de Deus, confraternização Universal;
o Dia 10 - Aniversário da Curia N. S. Maria Mãe de Deus de Pitangueiras (5 anos);
o Dia 20 - Aniversário do Curia Nossa Senhora do Rocio (15anos);
o Dia 29 - Aniversário de fundação do 1º Praesidium Nossa Senhora Aparecida em Arapongas - (56 de legião de Maria);

FEVEREIRO
o Dia 02 - Apresentação do Senhor e benção das velas;
o Dia 03 - São Brás;
o Dia 11 - N. S. de Lourdes padroeira da Diocese;
o Dia 18- Quarta-feira de Cinzas e início da Campanha da Fraternidade.
o Dia __ - Visita do Senatus Assumpta de Ponta Grossa ao Comitium. Formação Espiritual para os legionários ativos e auxiliares.

MARÇO
o Dia 16 - Aniversário do Diretor Espiritual auxiliar do Comitium: Pe. Francisco J. Proske;
o Dia 22 - Festa da Acies
o Dia 19 - São José;
o Dia 25 - Anunciação do Senhor;

ABRIL
Dia 05 - Domingo da Páscoa
o Dia 26 -Sarau da Curia Nossa Senhora do Rocio em Apucarana – Santo Expedito
o Dia 28 - São Luís Maria de Montfort padroeira da legião e aniversário do Diretor Espiritual da Senatus São Paulo: Pe. Ivan Roberto Danhoni

MAIO
o Dia 01 - São José Operário;
o Dia 04 - Aniversário do Diretor Espiritual da Curia Nossa Senhora do Rocio (Arapongas): Pe. João Ozório de Oliveira;
o Dia 10 - Aniversário do Senatus Assumpta de Ponta Grossa (7 anos);
o Dia 12 - Aniversário de falecimento de Edel Quinn (70 anos);
o Dia 19 - Aniversário de fundação do Comitium Nossa Senhora do Carmo (15 anos);
o Dia 20 - Ascensão do Senhor;

JUNHO
o 04 de junho Corpus Christi;
o Dia 06 e 07 - Peregrinação Nacional da Legião de Maria a Aparecida do Norte;
o Dia 11 - Missa dos 33 anos da Legião de Maria na Paróquia Santíssima Trindade e aniversário de fundação do primeiro Praesidium N. S. Maria Auxiliadora dos Cristãos;
o Dia 18 - Aniversário da Curia Nossa Senhora de Lurdes de Apucarana (04 anos);
o Dia 19 - Terço legionário comemorativo aos padroeiros da Legião São Pedro, São João e São Paulo na chácara Sagrada Família, Curia Nossa Senhora do Rocio.
o Dia 24 - São João Batista;

JULHO
o Dia 3 - Festa do Divino Pai Eterno na Paróquia Santíssima Trindade;
o Dia 11 - São Bento;
o Dia 16 - Missa em ação de graças da padroeira do Comitium Nossa Senhora do Carmo com benção do escapulário no Santuário Nossa Senhora Aparecida às 19:30 h.;
o Dia 25 - Aniversário da Curia N. S. Rainha da Paz de Cruzeiro do Sul (05 anos);
o Dia 26 - Santa Ana e São Joaquim;

AGOSTO
o Dia 4 - Dia do Padre;
o Dia 6 - Transfiguração do Senhor;
o Dia 8 - Aniversário da Curia N. S. do Rosário (15 anos);
o Dia 14 - Aniversário do Bispo Diocesano Dom Celso Antônio Marchiori;
o Dia 15 - Assunção de Nossa Senhora;
o Dia 17 - Aniversário do Pe. Odair Calezulato;
o Dia 16 - Sarau na Curia N. S. Maria Mãe de Deus;

SETEMBRO
o Dias 14 e 15 V ENCONTRO NACIONAL DE DIRETORES ESPIRITUAIS EM PONTA GROSSA
o Dia 7 - Aniversário da Legião de Maria no mundo (94 anos);
o Dia 8 - Natividade de Nossa Senhora;
o Dia 14 - Exaltação da Santa Cruz e aniversário do Diretor Espiritual da Curia Nossa Senhora do Rosário Pe Almir Divieso Roman;
o Dia 20 - Aniversario do Diretor Espiritual da Curia Nossa Senhora Rainha da Paz em Cruzeiro do Sul
Pe. Edinei José Rigolin
o Dia 29 - Arcanjos do Senhor: Miguel, Gabriel e Rafael;
o Dia 30 - Dia da Bíblia;

OUTUBRO
o Dia 2 - Milícia todas dos Céus, Legião dos Anjos de Maria;
o Dia 08 - Aniversário do Diretor Espiritual da Praesidia N.S. do Guadalupe: Pe. Nilson Caetano Ferreira;
o Dia 12 - Nossa Senhora Aparecida;
o Dia 12 - Aniversário do Diretor Espiritual da Curia N.S. Rainha dos Anjos: Pe. Rui Fernando Oliveira dos Santos;
o Dia 26 - Falecimento do Pe. Carlos Köhler (04 anos)
o Dias 09,10 e11 - Encontro de Oficiais do Comitium em Ponta Grossa.

NOVEMBRO
o Dia 1 - Todos os Santos;
o Dia 2 - Finados, apostolado no cemitério pelos legionários: missa e terço
o Dia 7 - 33º aniversário de falecimento de Frank Duff (missas nas paróquias);
o Dia 24 - Cristo Rei
o Dia 27 - N. S. da Medalha Milagrosa;

DEZEMBRO
o Dia 8 - N. S. da Imaculada Conceição;
o Dia 9 - Aniversário da Curia Rainha dos Anjos (6 anos);
o Dia 25 - Natal;
o Dia 27 - São João Evangelista;
o Dia 28 - Sagrada Família;
• OBS: Confraternização anual do encerramento das atividades - oficiais do Comitium, Curiae e Praesidia: planejamento/avaliação do ano.


Temos na Legião, inúmeras palavras em LATIM:
PRAESIDIUM [(s) singular] e PRAESIDIA (p) plural]:
Designava, entre os romanos da Antiguidade, um grupo de soldados incumbido de uma determinada tarefa: era um destacamento da Legião Romana.

CURIA (s) e CURIAE (p): ARAPONGAS, PITANGUEIRAS ECRUZEIRO DO SUL
Era uma das divisões do povo romano ou o local onde o senado se reunia.

COMITIUM (s) e COMITIA (p): ARAPONGAS
Era o lugar onde o povo se reunia para os comícios ou eleições, ou a própria reunião popular.

REGIA(s) e REGIAE (p): ASSUNPTA DE PONTA GROSSA
Era a residência e local de trabalho do Pontífice Máximo ou a capital do rei, o palácio real.

SENATUS (s) e SENATUS (p): ASSUMPTA DE PONTA GROSSA
Era a assembléia mais elevada do povo romano.

CONCILIUM (s) e CONCILIA (p): DUBLIN NA IRLANDA
Designava um Conselho ou assembléia deliberante.
Na Legião de Maria só existe um Conselho Central, em Dublin/Irlanda: CONCILIUM LEGIONIS MARIAE (Conselho da Legião de Maria).

As diferentes expressões:
Cúria, Comitium, Regia e Senatus – servem para designar os diversos conselhos.
. A Curia administra a Legião geralmente numa cidade e seus arredores.
. Comitium supervisiona não só Praesidia, mas também outras Curiae.
. O Conselho que exerce autoridade numa região, logo abaixo do Senatus, será chamado Regia.
. O Concilium decidirá se a Regia deve estar diretamente filiada ao Concilium ou a um Senatus. . O Senatus é de caráter nacional ou regional.

TESSERA (s) TESSERAE (p):
Entre os romanos, indicava a senha que os amigos entregavam uns aos outro como sinal de identificação; designava também um “vale” que dava direito a pão, dinheiro ou outro valor indicado. Na Legião Romana era a tabuazinha com a senha do dia.
A Legião de Maria aplica a palavra à folha que contém suas orações e o seu quadro.

VEXILLUM (s) e VEXILIA (p):Significa estandarte, bandeira.
O “Vexillum Legionis” foi adaptado do estandarte da Legião de Romana.

Existem ainda outros termos que são empregados em língua vernácula. É o caso de “patrício” que designava uma pessoa de família nobre. Na igreja, são católicos desejosos de melhorar sua religião, que reúnem mensalmente.
Festa da Acies (exercício em ordem de batalha) próximo ao dia da Anunciação de Nossa Senhora, com a participação de todas as legionárias ativas e auxiliares das paróquias que pertencem ao Comitium e Cúriae para renovação da promessa legionária.
EU SOU TODO VOSSO Ó MINHA RAINHA E MINHA MÃE,
E TUDO QUANTO TENHO VOS PERTENCE!
SALVE MARIA!


 
   
   
   
   
 

 

 

 
Santuário Nossa Senhora Aparecida - Arapongas
     
 
 
     
 
Santuário Nossa Senhora Aparecida
2014 - Todos os direitos reservados
 
 
 
 
Facebook Santuário